De Eterno e Belo Há Apenas o Sonho
Van Gogh, por Antonin Artaud
O Burrinho Pedrês
Se Não Gostaram ... É Porque Não Entenderam – A Revanche!

Grupo de Teatro Palha, criado na década de 70, composto por atores dissidentes do antigo Grupo de Teatro do SESC, realizou as seguintes montagens: “Jurupari, A Guerra dos Sexos” de Márcio Souza, em 1980; “O Campeonato dos Pombos” de Raimundo Alberto, em 1981; De Ramon Stergman montou os seguintes textos “Tatu da Terra, Lenda ou Erosão?”, em 1982; “O Toque do Berrante”, em 1983; e, “Iby Ey Mãrã: Terra Sem Males”, em 1984. Excursionou com esses espetáculos pelas cidades de Manaus, São Luiz, Teresina, Fortaleza, Campina Grande, Natal e Rio de Janeiro. Além de ter participado de vários Festivais a nível nacional, sendo premiado por diversas vezes.

No ano de 2002, retorna à cena em busca de um perfil, uma linguagem e com vontade de experimentar, trata-se de uma Instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo o fazer teatral, principalmente aquele que atenda à comunidade, como forma de contribuir para a formação de platéia para grandes obras literárias e dramatúrgicas.

Neste mesmo ano, através do espetáculo “De Eterno e Belo Há Apenas o Sonho”, participou do 2º Festival Paraense de Teatro – Prêmio Amazônia Celular e da XVII Mostra de Teatro do Pará, promovido pela FESAT (Federação Estadual de Atores, Autores e Técnicos de Teatro).

No 2º Festival Paraense de Teatro – Prêmio Amazônia Celular ganhou os prêmios de melhor espetáculo (júri oficial), melhor direção e melhor caracterização, tendo sido indicado, também, para prêmio de melhor ator e melhor iluminação.

Já na XVII Mostra de Teatro do Pará, promovido pela FESAT (Federação Estadual de Atores, Autores e Técnicos de Teatro), ganha os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Caracterização e Melhor Iluminação.

Vale ressaltar que, com o espetáculo “De Eterno e Belo Há Apenas o Sonho”, o Grupo trabalha junto a professores de literatura e de produção de textos dos Ensinos Médio e Superior, bem como com apresentações do mesmo para alunos destes níveis de ensino, além de palestras ao final da encenação sobre vida e obra do autor.

Em 2003 o espetáculo ficou em cartaz em vários teatros e espaços experimentais de Belém.

No ano de 2004 estreou o espetáculo “Van Gogh, por Antonin Artaud”, recebeu as seguintes premiações: Melhor Diretor; Melhor Espetáculo Adulto; Melhor Iluminação; Melhor Figurino; Melhor Maquiagem; Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora.

Outro espetáculo estreado neste ano foi “O Burrinho Pedrês”, de Guimarães Rosa, através do Projeto Ler & Reler Vestibular da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, recebendo o Prêmio de Espetáculo Destaque 2004, no XXI Baile dos Artistas – 2005, bem como, o prêmio de Melhor Espetáculo Infantil na XX Mostra Estadual de Teatro da FESAT (03 a 10/04/2005).

Já no ano de 2005 estreou o espetáculo/Show Besteirol “Se Não Gostaram ... É Porque Não Entenderam – A Revanche!”.

Espetáculos: Jurupari, A Guerra dos Sexos - 1980 / O Campeonato dos Pombos - 1981 / Tatu da Terra, Lenda ou Erosão? - 1982 / O Toque do Berrante - 1983 / Iby Ey Mãrã: Terra Sem Males - 1984 / De Eterno e Belo Há Apenas o Sonho - 2002 / Van Gogh, por Antonin Artaud - 2004 / O Burrinho Pedrês - 2004 / Se Não Gostaram ... É Porque Não Entenderam – A Revanche! - 2005.

.
Grupo de Teatro Palha

grupodeteatropalha@superig.com.br

tel fax 55 91 3276 9117 /
3277 1842
.

Página Inicial