Quando se vê o trabalho de Carla Evanovitch agrupado na camada estratégica da cidade, logo se constata signos de uma singularidade urbanística, pois a artista transita em locais de grande fluxo populacional, com milhares de pessoas transitando por eles diariamente. Exatamente, este é o freio que a força do trabalho de Carla provoca em nossos sentidos, nos quais imprime memória, ambiente móvel e alteridade de personagem para personagem. Faz-nos ver e sentir uma nova narrativa que se cruza com um universo ficcional e real.

Assim, para presentificar sua poética Carla adentra nos ônibus de Belém que possuem passagens variadas e cortam a cidade em vários sentidos e direções ligando o centro à periferia. Em suas andanças percebe que as pessoas pedintes nos ônibus, emprestam a seus corpos uma postura performática e que eles não olhavam para as pessoas, mas também eram invisíveis. Não olhavam e não eram olhados.

Essa postura deles foi um elemento do trabalho de Carla que foi envolvida pelo desejo de vivenciar e ouvir a história do outro. E assim o fez, se colocou no lugar do outro, foi a personagem pedinte através de uma ação performance que envolveu um outro personagem que entrega o folheto com a foto da artista. Ela, ali sentada junto com os passageiros sentia e vivia aquela situação, saciava seu desejo.

Nesses espaços de performação, Carla instaurou situações artísticas inusitadas em um ambiente comumente percebido somente como lugar de passagem em relações de apropriações intensas de histórias alheias. Jogo ficcional ou fabulação do que seja um espaço de convívio num coletivo, o fato é que houve consenso e para se ter alteridade de verdade é necessário ter uma terceira parte e assim Carla através da arte por momentos foi o outro. Envolveu diferentes intenções relacionais ao lugar e ao público, investiu em questões como participação, identidades coletivas e individuais.As andanças da artista não param,  ele sai por ai afora imprimindo vestígios  em cada  trabalho que revela formas e desejos de fazer-se arte. Assim seja!

Vânia Leal
Curadora


PERFORMAÇÕES URBANAS
2009 - 2012

.

PERFORMAÇÕES URBANAS
2009 - 2012

.

PERFORMAÇÕES URBANAS

2009 - 2012

.

PERFORMAÇÕES URBANAS
2009 - 2012

.


PERFORMAÇÕES URBANAS
2009 - 2012

.


série
ESPAÇOS DE INTRANSIÇÃO
2008 - 2009

.

série
ESPAÇOS DE INTRANSIÇÃO
2008 - 2009

.

série
ESPAÇOS DE INTRANSIÇÃO
2008 - 2009

.

série

ESPAÇOS DE INTRANSIÇÃO
2008 - 2009
Carla Evanovitch
carlaevanovitch.blogspot.com

Telefone: 55 91 8133.7908
carla_evanovitch@yahoo.com.br