"Todos os movimentos poéticos denunciam uma crise da palavra. Momentos há em que ela já não expressa tudo o que o poeta quer dizer. Daí o romantismo incorporando palavra e música, integração que se aprofundaria no simbolismo."

* * *

"A realidade chega a mim e eu a recrio. A inventiva é fundamental. sem invenção não existe letra, nem poesia. E quem nos ensina isso é Fernando Pessoa."

* * *

"Poesia é política porque ambas são militantes, militantes da estética ou do social, e se não são militantes nada vão ser além de conversa fiada."

* * *

"Todo poema é uma entidade autônoma. Não vejo em nehum poema meu, síntese de nada. Considero que, no fundamental, o poema é uma atividade lúdica. E dentro de um homem existem vários homens."

"A letra me põe uma grade. A poesia me dá liberdade completa. A letra tem que estabelecer comunicação com o público. A poesia não tem obrigações. A poesia transcende a palavra. A letra se mantém no plano temporal. Às vezes uma letra é poética, mas não obrigatoriamente. A verdadeira obrigação da letra é casar com a melodia e seguir com ela indissoluvelmente junta."

* * *

"Procuro fazer a letra como um carpinteiro faz uma mesa. É um trabalho a ser feito. Então vamos ! Só tenho que receber e transformar palavras."

* * *

"Todos os poetas são somas de muitos poetas. Render homenagem a um poeta vivo é o mesmo que render homenagem a Homero, que está na raiz de nossa formação ocidental. Enfim, o homem poeta é um ser profundamente conservador e preservacionista, ao estabelecer um permanente diálogo consigo mesmo e com as suas origens."

* * *

"A poesia não se faz com idéias e sim com palavras. Há que atravessar o reino das palavras e delas retirar o mítico e o mágico."

* * *


Ruy Guilherme Paranatinga Barata
( 1920 - 1990 )