sanctus.gif (5129 bytes)
nov. 1998

Sanctus

Fotografar é num mesmo instante, numa mesma fração de segundos, poder reconhecer um fato e a rigorosa organização das formas percebidas visualmente, para poder exprimir e significar este fato. É colocar numa mesma mira a cabeça, o olho e o coração", segundo Cartier Bresson.

Maria Christina nos apresenta mais, nos acrescenta um mundo visual imperceptível, instigante e intrigante, escondido pela velocidade do cotidiano, mas que nos foi mostrado, pelo levantar de um obturador de sexto sentido aguçado, feminino, remetendo-nos ao microcosmo de uma visão particular e esteticamente horizontalizada com o real, senhora soberana de fragmento em contrapontos distintos e ao mesmo tempo fundindo-se em nossas leituras. Criando um misto de real e ficção, como chuva ao entardecer na Baía do Sol sobre nossas cabeças. Uma sonata de feixes luminosos em granulação Preto e Branco, pgmentando uma profundidade de campo mais que estético, colorindo os nossos pontos de vista com uma luz poética. Criando uma cumplicidade entre o significado e o significante, numa atmosfera de segredos.

A estética contrapõe-se à mensagem e funde-se em paradoxos sutis, criando a dualidade significado, significante. O tempo, contrapondo-se à inocência numa transfiguração de pigmento e desfoque, faz a sesta da vida. A imagem de Marilyn Monroe provocante, sensual, desce a escada ao encontro do olhar. O anjo, suspenso no seu microcosmo, faz-nos voar em direção ao macrocosmo. Santos, santinhas de expressões contemplativas, olhares que expressam amor, oiedade, fraternidade, dissimulando o barroco da sutileza do olhar moderno. Destaque para Nossa Senhora com Jesus no colo, de uma expressividade no olhar de candura, amor, Paz. Muitos Santos e Santas. Nossas Senhoras de Nazaré, enfileiradas, como se esperassem os romeiros para abençoá-los.

"Sanctus" é composta de imagens líricas e dramáticas, criando entre si dualidades. Alegria do palhaço encontra a lágrima por trás dos óculos. Sensualidade de uma Marilyn não se choca com o olhar barroco de um Santo - fundem-se numa plasticidade simples e bela.

Em "Sanctus", percebe-se uma certa redundância de imagens, mas que não compromete o conjunto da exposição. Cópias e retoques feitos com qualidade, dando um acabamento final às obras, valorizando a granulação.


Abdias Pinheiro (fotógrafo e jornalista)

 

Sanctus

 

 

Sanctus

 

 

Sanctus

 

 

Sanctus

 

 

Sanctus

 

 

Sanctus

 

INÍCIO

 

Maria Christina
machristina@uol.com.br
tel: 9114-4259

 


copyright by vasco cavalcante